quarta-feira, 22 de junho de 2011

16 Curiosidades sobre "Chaves"

Posted by @rodrigo_japa on 18:02


1.A música de abertura do programa original é de Jean-Jacques Perrey e chama-se "The Elephant never forgets" de seu disco "Moog Indigo". O tema foi baseado na Marcha Turca das Ruínas de Atenas de Beethoven.

2.Bem no início da série, os personagens não tinham suas características mais marcantes. Seu Madruga, por exemplo, não era pai da Chiquinha, morava na casa da Dona Florinda e vendia balões. Nem o sr. Barriga era dono da vila, senão zelador e Dona Florinda não usava bóbis.

3.Em 1974, Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha), teve que se ausentar do programa porque estava grávida. Para justificar sua ausência inventaram a desculpa que a personagem tinha ido morar com as tias no interior.

4.Quando a personagem Dona Florinda (interpretada por Florinda Meza) ingressou na vizinhança, sua voz tinha uma característica fanhosa. Poucos dias após ir ao ar, um senhor disse a Roberto Gómez Bolaños , intérprete de Chaves e criador do seriado, que jamais voltaria a ver seu programa porque seu filho tinha esse problema e agora todas as crianças da rua debochavam dele na escola. Por esta razão, Bolaños decidiu acabar com a personagem que só voltou um ano depois com a voz normal.

5.Quando Ramon Valdés (Seu Madruga) morreu, Angelines Fernandez (A bruxa do 71) foi a única que permaneceu durante horas de pé ao lado de seu caixão. Durante esse tempo, Angelines chorou o tempo todo repetindo as palavras "É melhor não dizer nada", recordando um dos bordões que utilizava no programa. Angelines e Ramon foram muito próximos e eram grandes amigos na vida real.

6.Durante seu auge, o programa foi visto, em média, por 350 milhões de pessoas por semana.

7.Dizem que certo dia Pelé ligou para Roberto Gómez para propor-lhe realizarem o filme "Chaves". Roberto não quis levar o personagem ao cinema e disse "não".

8.Em 1973, Maria Antonieta das Neves (Chiquinha) deixou o elenco do programa para apresentar um programa de variedades chamado "Pampa Pipitzin". O programa não teve muito sucesso, na verdade foi um fiasco total, e Maria regressou com Chespirito.

9.O programa chama-se "Chavo do Oito" porque "chavo" significa "moleque" em espanhol e a série começou a ser transmitido pelo Canal 8 do México em 1971. Depois do sucesso do programa, começou a passar em outro canal de mais prestígio e Chespirito teve que buscar alguma desculpa para o "8″, foi quando inventou que Chaves vivia no apartamento número 8.

10.Em 1978, Florinda e Roberto Bolaños começaram a namorar, depois de uma viagem que fizeram ao Chile. Casaram na Cidade do México no dia 19 de novembro de 2004, após mais de 25 anos de união não-oficial. Mas o que poucos sabem é que Florinda teve um romance com Carlos Villagrán (Quico). Contam as más línguas que isso teria sido a raiz de muitas desavenças entre os principais atores do seriado.

11.No fim de 1978, Carlos Villagrán (Quico) decidiu sair do elenco para ser astro de um programa na Venezuela. Os últimos episódios com o personagem são os da viagem a Acapulco, onde é tocada a canção "Boa Noite Vizinhança", como uma homenagem ao Villagrán. A canção foi composta por Roberto Gómez Bolaños.

12.Em 1979, Rámon Váldez (Seu Madruga) recebeu uma proposta para ir trabalhar no mesmo seriado do Quico. Bolaños criou então o restaurante da Dona Florinda para preencher os buracos. Em 1981, entretanto, Seu Madruga retornou e ficou no programa até 1983.

13.A música que toca toda vez que dona Florinda e professor Girafales se encontram é "Tema de Tara", trilha sonora original do filme "E o Vento Levou".

14.Na década de 90, a imprensa brasileira divulgou um boato, que se alastrou como fogo morro acima, afirmando que os atores do Chaves tinham morrido em um acidente de avião. Lógico que o acidente nunca ocorreu.

15.Desde 1995, María Antonieta de las Nieves tem os direitos sobre a personagem Chiquinha, depois que Bolaños esqueceu de renová-los por engano. O diretor, criador e roteirista não pode vender a imagem da personagem para a fabricação de bonecos ou mesmo incluí-lo no desenho animado inspirado no programa de TV.

16.Roberto Gomez Bolaños assinalou em uma visita ao Peru em 2008, que tinha projetado um trágico final para o Chaves, que deveria morrer atropelado quando tentasse salvar outro garoto. Ante o conselho de sua filha psicóloga, que lhe advertiu que não fizesse assim, já que muitas crianças poderiam responder com atitudes bem mais graves, inclusive o suicídio, desistiu de sua ideia.

Leia mais em: Quarenta anos de Chaves - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=19736#ixzz1Q3ZxUDgt

FONTE: "Metamorfose Digital"



VEJA O EPISODIO "TODOS A ACAPULCO"
Parte I:


Parte II:


Parte III:


0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site

 
  • .

    .